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Depois das novas mídias baseadas na internet, como ficam as Agências e seus setores?

Depois da internet, muita coisa mudou e as mídias tradicionais ocupam espaços diferentes. Novos cargos e novas tarefas são alocadas no andamento das campanhas. 

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Trabalhar em ambiente informal, com pessoas criativas e que sempre procuram saídas originais para os problemas de um cliente é o desejo de muita gente. Em agências de publicidade essas características costumam ser encontradas facilmente.
Mas, afinal, o que a pessoa precisa saber antes de colocar os pés nesse terreno tão inventivo? Quais são os seus principais setores? Como é o trabalho em uma agência? Confira as respostas aqui:

Mantenha-se atualizado

Ficar por dentro do que acontece pelo mundo é uma qualidade essencial para quem trabalha com comunicação. No caso de atuar em agência, é preciso alimentar a mente constantemente com cultura, seja ela de que forma for. O publicitário não pode ter preconceitos. Afinal, qualquer tipo de conhecimento pode fazer a diferença no momento de ter insights e criar uma boa campanha para o cliente.

Quais são os setores de uma agência de publicidade?

Apesar de haver diferentes tipos de agências de publicidade, determinadas áreas são comuns entre todas elas. Confira com qual você mais se identifica:
ATENDIMENTO
O atendimento é quem faz a ponte entre a agência e o cliente, sendo responsável por compreender as demandas do cliente e apresentá-las para a produção e vice-versa.
PLANEJAMENTO
Também conhecido como planner. Esse profissional é responsável por criar a estratégia da campanha ou ação, levando em conta o cenário do segmento, o objetivo e a realidade do cliente. Geralmente é durante o processo da estratégia que surge o direcional criativo que o setor de criação irá evoluir e transformar nas peças da campanha.
CRIAÇÃO
Esse é o setor que coloca a mão na massa. Composta por redatores e diretores de arte, a área de criação é a mais conhecida das agências de publicidade e é de onde vem os trabalhos que são mais fáceis de serem reparados pelo público geral.
CONTEÚDO E SOCIAL MEDIA
É responsável pela estratégia, criação e produção dos materiais utilizados principalmente nos canais proprietários da marca (site, blogs, perfis em redes sociais, etc). No caso do Social Media, pode atuar tanto na produção de conteúdo para essas plataformas quanto na metrificação de resultados.
MÍDIA
Assim como o atendimento é quem faz a ponte entre a agência e o cliente, o profissional de mídia é quem faz a ponte entre a agência e os veículos de comunicação que irão transmitir as mensagens criadas para o cliente. Dessa forma, esse profissional é quem negocia, planeja e compra o espaço publicitário em revistas, emissoras de rádio, TV e internet.
RTVC
Responsável por acompanhar a produção dos materiais e verificar se está tudo dentro do esperado. Precisa conhecer e ter contato com produtoras, diretores de cena e todo tipo de profissional que possa colaborar pelo andamento na produção primorosa de um projeto.
PRODUÇÃO
Depois de prontas, as artes desenvolvidas pelo setor de criação normalmente são enviadas para a área de produção, que é responsável por preparar o trabalho antes de ir para gráficas e veículos eletrônicos e digitais.
BUSINESS INTELLIGENCE
Tem como principal objetivo mensurar o andamento das campanhas e os resultados do que é investido pelo cliente.
TRÁFEGO
A principal responsabilidade é organizar o fluxo de trabalho entre os departamentos. Determinar quem faz, encaminhar o orçamento, etc. Além disso, precisa ser muito atento e ágil na conversação entre todas as áreas.
DESENVOLVIMENTO
Algumas agências terceirizam o trabalho desenvolver campanhas que exigem programação. Mas outras já contam com uma equipe que faz toda a tecnologia de hotsites, aplicativos ou peças online das campanhas. Os profissionais de Web Design, Programação, Suporte Tecnológico, entre outros costumam trabalhar juntos nessa área.

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